Marco Rocha


Marco Rocha 
Data de Nascimento – 31-07-1979 
Naturalidade – Lisboa
Residência – Lisboa

Licenciado em Engenharia Geológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Integra a equipa do Centro de Investigação em Geociências Aplicadas em 2002 como Bolseiro de Investigação Júnior ainda enquanto aluno de Licenciatura. Desenvolve durante 6 anos, até 2008, vários projectos em áreas como a Divulgação Científica, a Prospecção de Georrecursos, a Modelação tridimensional geológica e de terrenos, a Cartografia Geológica e a Avaliação da Contaminação de Solos e Águas Subterrâneas. Nesse período participa diversos projectos dos quais se destacam o CARTIL – Fornecimento de cartografia geológica inédita para Timor Leste; a Nova Carta Geológica da Área Metropolitana de Lisboa; a Investigação do Potencial de Contaminação no Parque Empresarial do Barreiro – Zonas 1 e 2 ou a Monitorização da qualidade das Águas Subterrâneas das Infra-estruturas da Amarsul. 

Durante o ano de 2002 integra também o Departamento de Geologia do Instituto Geológico e Mineiro enquanto Técnico de Sistemas de Informação Geográfica. Participa na elaboração e revisão de diversas cartas geológicas.

Em 2005 é consultor da então EXMIN, Companhia de Indústria e Serviços Mineiros e Ambientais, SA (Actual EDM), para a área de Sistemas de Informação Geográfica onde desenvolve o SIG para a integração de dados de amostragem do projecto “Caracterização, Projectos e Obras nas Minas de Radioactivos” 

Em 2008, terminado o vinculo com o CIGA e entretanto já licenciado, integra a equipa de consultores técnicos da GEO, Ground Engineering Operations, Lda. onde é responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento de mais de uma dúzia de obras de fundações especiais em menos de um ano, quer em Espanha como no Brasil. 

No final de 2009 é integrado na equipa da eGiamb, Consultoria Geoambiental Lda., como gestor de projectos na área da engenharia geoambiental. Desde então desenvolve dezenas de projectos de avaliação de contaminação de solos e águas subterrâneas e diversos estudos de avaliação de soluções de remediação. Alguns projectos mais relevantes incluem a Avaliação da contaminação dos solos do Campo de Tiro de Alcochete para o Novo Aeroporto de Lisboa (Coordenação dos trabalhos de campo); a Avaliação da contaminação do Centro de Produção do Barreiro (EDP), dos terrenos de diversos Postos de Abastecimento de Combustível ou de Indústrias de Química Pesada e de Processamento de Metais e a coordenação da Fiscalização dos trabalhos de remediação dos solos do novo bairro residencial da Esso em Luanda. Desenvolve também diversos projectos na área dos estudos geológicos e trabalhos de consultoria na área da gestão de resíduos.