António Chambel


Licenciatura em Geologia (pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), Mestrado em Geologia Económica e Aplicada (pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), e Doutoramento em Geologia (Especialidade em Hidrogeologia) pela Universidade de Évora. 

É atualmente Professor Auxiliar do Departamento de Geociências da Universidade de Évora. Professor ERASMUS nas Universidades de Praga (República Checa), Huelva (Espanha) e La Sapienza de Roma (Itália), professor em Mestrados na Universidade de San Salvador (El Salvador), na Universidade Pontifícia S. Francisco Xavier, em Sucre (Bolívia) e no Instituto Superior de Transportes e Comunicações (ISUTC) em Maputo (Moçambique) e investigador no Centro de Geofísica de Évora (atualmente Instituto de ciências da Terra). 

Entre 2003 e 2005 foi Presidente do Departamento de Geociências da Universidade de Évora. É atualmente Vice-Presidente para a Programação e Coordenação Científica da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH) e membro da Comissão Técnica dos Hidrogeólogos Sem Fronteiras (HWB). 

Especialista em geologia e águas subterrâneas, investiga em áreas relacionadas com a prospeção hidrogeológica, hidrogeologia de rochas fissuradas, relações entre água subterrânea e ecossistemas, cartografia geológica e hidrogeológica e contaminação de aquíferos. 

Autor de mais de 80 publicações nacionais e internacionais, tem executado trabalhos de apoio à sociedade, na área da prospeção de água subterrânea, legislação e gestão da água e ambiente, como a participação na elaboração de planos de bacia em Portugal. 

Recentemente iniciou a coordenação científica do Projeto “Estudo de Zonas de Complexidade Hidrogeológica”, abrangendo as províncias ente Maputo e Manica, no sul de Moçambique.